Caso estaria ocorrendo na cidade de Pilar, na Província de Buenos Aires, afirma o analista político
Neste domingo, 22, a Argentina realizou o primeiro turno de suas eleições gerais. Em uma cidade administrada por peronistas, houve denúncia de entrega de suco e choripán (pão com linguiça) a eleitores.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
O aviso da distribuição de lanche foi feita pelo analista político Gustavo Segré. Morando há décadas no Brasil, ele foi para o seu país de origem neste fim de semana para participar do processo eleitoral.
Em vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, Segré afirmou que a prefeitura de Pilar organizou a distribuição do pão com linguiça e suco como forma de incentivar a população local a ir votar. Localizada na Província de Buenos Aires, a cidade é controlada pelos peronistas — o atual prefeito é Federico Achával, da coalização esquerdista Unión por la Patria.
Leia mais:
“Estou na cidade de Pilar, a 40 km da cidade de Buenos Aires”, disse Segré, no início do vídeo em que ele mesmo aparece segurando um lanche e um copo com suco. “A prefeitura faz com que as pessoas venham votar. Como? Com ônibus, pagos pela prefeitura. Depois de sair do local de votação, você atravessa a rua, e tem uma casa, alugada com recursos da prefeitura, óbvio, e eles te entregam um [copo de] suco e um choripán.”
Segré não escondeu a desaprovação com essa ação. “Populismo de esquerda na máxima expressão”, reclamou ele. De acordo com o analista político, os eleitores argentinos têm a chance de mudar a situação do país.
No vídeo, pessoas, sem saber, acabaram por reforçar a denúncia de Segré. Duas mulheres passam atrás dele, nos primeiros segundos da gravação, tendo em mãos justamente o que parece ser um lanche. Ao fundo, outra mulher, que estava acompanhada de uma criança, também surge ao fundo com o mesmo tipo de lanche.
Eleições na Argentina
No plano nacional, o eleitorado argentino foi às urnas para votar no primeiro turno para presidente. Representante dos peronistas atualmente no poder, o ministro da Economia Sergio Massa tenta manter a esquerda no comando do Executivo do país. Ele rivaliza com Patricia Bullrich, ex-ministra que lidera chapa de centro-direita, e o deputado liberal Javier Milei. Nas prévias realizadas em agosto, Milei foi o mais bem votado.
Leia também: “Voto dos jovens será decisivo nas eleições argentinas”, reportagem de Carlo Cauti, enviado especial de Oeste a Buenos Aires
Mais lidas
‘Capital dos ovos’ é uma das cidades mais ricas do Brasil
Uma praga chamada javaporco
Assine a Revista Oeste – Revista Oeste
Plano de saúde: Unimed-Rio vai transferir 107 mil clientes
Grupo dos Emirados Árabes compra empresa brasileira de armas
Canal Oeste
Nossos colunistas
Veja também
A Revista Oeste utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de privacidade
Newsletter
Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.


