Trabalhos do Núcleo de Obesidade de Santo André são premiados em congresso nacional de nutrição

ARTICLE TOP AD

alcançada pelo fortalecimento de ações de educação permanente em saúde para profissionais e gestores, incluindo estratégias de autocuidado apoiado e outras ferramentas para promover qualificação da assistência e adesão ao tratamento dos usuários do SUS, assim como a consolidação da estrutura física dos estabelecimentos de saúde, organização de processos de trabalho e disponibilidade de equipamentos na rede de atenção à saúde, para o cuidado dos indivíduos com sobrepeso e obesidade”, cita a nutricionista Juliana.

Além do Núcleo de Obesidade, Santo André conta com outros programas municipais que colaboram com a prevenção do sobrepeso e obesidade, como o Merenda Legal e o Moeda Verde, além de encontros culturais e de lazer ofertados para a população.

O médico endocrinologista do Núcleo de Obesidade, Antonio Carlos do Nascimento, explica que entre os principais fatores que promovem a obesidade estão os alimentos ultraprocessados que são capazes de modificar nossos centros cerebrais responsáveis pela ingestão calórica. “Portanto, abordar e orientar o universo nutricional de nossa população é um de nossos principais pilares, intencionando impedir o estabelecimento desta doença em quem não a possui ou sua piora naqueles com sobrepeso ou obesidade”.

“Ter esses dois trabalhos do nosso Núcleo de Obesidade nesse importante evento de saúde nacional é um reconhecimento ao nosso trabalho e demonstra a seriedade e organização com que estamos tratando esse tema. Seguimos qualificando nossa rede e cuidando dos pacientes de forma integrada e humanizada”, comenta o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Com Informações Anderson Fattori/PSA
Foto: Alex cavanha/PSA

ARTICLE BOTTOM AD