
Sim, estamos falando sobre ansiedade.
O Brasil é o País com maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A ansiedade é uma reação natural do corpo que se desencadeia em momentos de estresse ou tensão, ou seja, quando a sentimos em antecedência a compromissos e outras situações, é natural.
A ansiedade pode se intensificar e, se for o caso, devemos nos preocupar, pois pode tornar-se uma doença quando perdura por muito tempo. Te paralisa diante de tarefas simples do dia a dia, impedindo-te de iniciá-las e/ou concluí-las.
É uma doença que atinge todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.
Tudo isso iniciou-se na época dos nossos ancestrais, com a luta diária pela sobrevivência, viviam em vigilância, preparados para lutar ou fugir dos inimigos e predadores.
Hoje isso continua a existir, mas os desafios são outros.
As principais causas da ansiedade hoje em dia, são: Pressão no trabalho, preocupações em geral, predisposição, relacionamentos abusivos/tóxicos, traumas, medo intenso diante de doenças e até mesmo da morte.
Os sintomas são bastante característicos,
São eles:
Físicos: taquicardia, aumento da frequência respiratória, sudorese, tensão muscular, dores de cabeça e fraqueza.
Comportamentais: agressividade, fala acelerada, gesticulações exacerbadas, impulsividade e irritabilidade.
Cognitivos: problemas de concentração, memória, dificuldade na tomada de decisões, excesso de preocupação, insônia e pensamentos intrusivos.
Emocionais: paralisação, angústia, tristeza, incapacidade e nervosismo.
Autocuidado
•Pratique atividade física
•Dieta saudável
•Sono regular
•Meditação
Evite
•Cafeína
•Álcool
•Nicotina
Se perceber que os sintomas da ansiedade vêm acompanhados de angústia excessiva, tristeza constante, pensamentos obsessivos e intrusivos, paralização das atividades diárias, pensamentos suicidas, procure ajuda profissional.




