Home Cidades Lançamento de gibi sobre violência doméstica abre programação do Mês da Mulher

Lançamento de gibi sobre violência doméstica abre programação do Mês da Mulher

Publicação será distribuída para todas as alunas e alunos da rede municipal de ensino, cerca de 38 mil alunas(os) , e será

discutida pelas professoras(es) em sala de aula

Nesta sexta-feira (4), Santo André abre oficialmente a programação do Mês da Mulher com o lançamento do gibi “Quem ama abraça…fazendo escola”, que acontece às 8h30 horas, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, nº 5, Vila MAtarazzo). A apresentação da publicação, que levará o tema sexismo e violência contra mulher para sala de aula, é uma das principais atividades do período, que tem ainda oficinas, palestras, debates, apresentação de filmes e a já tradicional Parada Lilás.

Tendo como personagens crianças de uma escola que presenciam uma cena de agressão contra mulher e decidem discutir formas de combater o problema, o gibi “Quem ama abraça” servirá de instrumento pedagógico para professoras e professores trabalharem o assunto com suas alunas e seus alunos. Segundo a secretária de Política Pública para Mulheres, Silmara Conchão, a violência doméstica e familiar tem impacto direto no desenvolvimento da criança, das pessoas de modo geral, e no seu rendimento escolar e na vida. Além disso, muitos casos de violência doméstica podem ser detectados pela escola e encaminhados para os serviços especializados de apoio.

“ A abordagem do tema com as crianças vai auxiliar no sentido de tornar a escola um espaço e um instrumento de enfrentamento à violência em situações em que nossos alunos e alunas se veem expostos no ambiente familiar e para superar a violência doméstica de uma forma mais definitiva, é preciso ir além de punir o agressor. É necessária uma desconstrução de valores de uma sociedade machista, o que pode ser feito ao atuarmos desde cedo na formação de crianças e jovens”, frisou.

O gibi, que será entregue para todas as alunas e alunos da rede municipal de ensino – cerca de 38 mil – é mais uma etapa do programa “Quem Ama Abraça… Fazendo Escola” , implementado em 2014 com apoio do Governo Federal e outras instituições, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Políticas para Mulheres. Nesses dois anos, mais de 90 profissionais da Educação – diretoras (es), professoras(es) , assistente pedagógicas (os), vice-coordenadoras, vice-diretoras-, já participaram do curso de formação sobre o tema a fim de se tornarem multiplicadores nas escolas, tendo em vista a importância da reflexão sobre a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência. Em torno de 1.400 funcionários (as) da área da Educação, entre merendeiras (os), quandro administrativo e estagiários (as) também já passaram por processo de sensibilização para o entendimento da importância da Campanha na Rede de Ensino.

Mês da Mulher – No sábado, dia 5, a programação continua com, por exemplo, apresentação da peça Viva La Morte Frida Khalo, às 15 horas. A entrada é gratuita. Na terça-feira, 08 de março, Dia internacional da Mulher, a data vai ser celebrada com música, na apresentação do projeto Terças Musicais, que nessa data estará trazendo ao palco a apresentação Canção para Elas, em que a o cantor Fernando Lauria convida Clara Moreno, Carolini Lucci e Carol Bezerra para subirem ao palco. A apresentação, que acontece às 20h no saguão do Teatro Municipal, também é gratuita. Vale destacar que as mulheres serão as estrelas de todas as Terças Musicais de março.

Um dos destaques do período é, também, a parada Lilás, que acontece no sábado, 12 de março, com concentração a partir das 9h na Concha Acústica. A programação do mês da mulher conta ainda com a exposição “O Contemporâneo e o Feminino: encontros no acervo artístico de Santo André”, de 8 a 26 de março na Casa do Olhar (rua Campos Sales, 414, Centro), além mais de 40 atividades, entre palestras, oficinas, rodas de conversas.

Veja a programação completa: https://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/agenda-do-mes-da-mulher