Evento será realizado na Praça do Relógio, das 10h às 17h
A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, promove na próxima quinta-feira (29), das 10h às 17h, na Praça do Relógio, a Feira de Empreendedorismo das Famílias Atípicas. Estarão presentes cerca de 20 barracas com exposições de produtos artesanais, alimentação e ações de iniciativa própria. Todos os participantes foram selecionados mediante inscrição prévia e gratuita divulgada nas redes sociais da Prefeitura.
“A iniciativa tem como objetivo principal apoiar famílias que enfrentam desafios relacionados à presença de membros com deficiência, muitas vezes chefiadas por mulheres e mães solo, criando oportunidades para que essas famílias possam expor e comercializar seus produtos e serviços, fortalecendo a autonomia financeira e promovendo a valorização da diversidade”, observa o secretário da Pasta, Samuel Ferreira dos Santos, o Samuel Enfermeiro.
São consideradas famílias atípicas aquelas que convivem com pessoas com deficiência, doenças crônicas ou outras condições que impactam a dinâmica cotidiana da família, exigindo maior suporte, acolhimento ou adaptações.
A feira contará também com uma atração especial: a Vivência de Dança Circular com Sylvia Zahrah, artista da dança e orientadora das oficinas culturais do município. A Dança Circular é uma prática coletiva, acessível e baseada em diferentes tradições culturais. Reconhecida como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) pelo SUS, ela promove benefícios à saúde física e emocional, com destaque para seus impactos positivos em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sylvia, que também é mãe atípica e diagnosticada no espectro autista, atua há mais de 30 anos na cidade com Dança do Ventre, Tribal Fusion e Danças Circulares.
Pensando no conforto dos participantes, a organização pensou em diversas medidas de inclusão e acessibilidade. “Montamos a feira como qualquer outra em praça pública, mas com intérprete de Libras, abafadores de som e estímulos reduzidos. Trata-se de um evento que une empreendedorismo, acolhimento e práticas integrativas de saúde voltadas para famílias de pessoas com deficiência”, destaca a secretária adjunta da Pasta, Ingrid Frohlick.
A Praça do Relógio está localizada no centro comercial, próximo à estação da CPTM e do terminal rodoviário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4512-7606.





