Fases do ciclo menstrual: saiba como cada período pode afetar o seu humor

ARTICLE TOP AD

Todas as fases do ciclo menstrual têm um impacto importante no humor e na saúde mental da pessoa que menstrua. Saiba como cada período pode afetar o seu humor

É fato que a TPM (sigla para tensão pré-menstrual) já se tornou uma rotulagem, principalmente, envolvendo situações de estresse. No entanto, mais do que isso, toda a vida da pessoa que menstrua é marcada por mudanças hormonais, que demarcam fases do ciclo menstrual e cada uma delas possui características e pode afetar o humor de uma forma específica.

O ciclo menstrual tem início durante a puberdade, desde a menarca, que significa a primeira menstruação. Desde então, ele é contínuo e só se encerra na menopausa. Durante a vida fértil, portanto, da presença do ciclo menstrual, há variações dos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Eles são responsáveis por preparar o corpo para uma possível gestação.

Todas as fases do ciclo menstrual têm um impacto importante no humor e na saúde mental da pessoa que menstrua. Portanto, conhecer este período é de extrema importância para o autoconhecimento, visto que as mudanças ocorrem independentemente do desejo da pessoa. Além do mais, isso vai ajudar a estabelecer melhores relações interpessoais que possam vir a ser afetadas por cada fase.

Fases do ciclo menstrual e o humor

As fases do ciclo menstrual são divididas principalmente em duas: folicular, ovulatória e lútea. Ao longo deste ciclo produzimos dois principais hormônios: estrogênio e progesterona. Cada fase é marcada por um nível de cada um destes, que têm impacto tanto fisicamente quanto no nosso humor e até na nossa disposição.

Fase folicular

Começa com o sangramento, o primeiro dia da menstruação, que é também o primeiro dia de todo o ciclo menstrual. Nesta fase, o hormônio que predomina é o estrogênio, levando à queda de progesterona e estrógeno, o que poderá trazer mais disposição, energia e aumentar a libido. No entanto, nos primeiros dias de menstruação, os níveis de estrogênio podem ainda estar baixos, mas tendem a subir.

Outro hormônio que pode subir na fase folicular é a testosterona, o que potencializa os efeitos do estrogênio. Pode ser um momento favorável para a prática de esportes e outros exercícios físicos. A fase folicular segue até o dia da ovulação, quando o óvulo é liberado para o útero.

Ovulação

Não tem data marcada para acontecer e ocorre em apenas um único dia. Pode acontecer cerca de duas semanas após o início da menstruação, no dia 14 do ciclo. Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam em alta, para que o corpo produza o hormônio luteinizante, responsável por selecionar o óvulo mais maduro para ser liberado para a possível gestação. Por isso, o desejo sexual pode aumentar, junto com a autoestima, energia e disposição.

Fase lútea

Marca os últimos dias do ciclo menstrual e começa logo após a saída do óvulo para o útero, o dia da ovulação. Esta fase é marcada pela maior produção de progesterona, com quantidades menores de estrogênio. A progesterona tem um efeito mais “calmante” no cérebro, equilibrando os efeitos do estrogênio. Isso pode causar introspecção e até melhorar o sono.

No entanto, a fase lútea é marcada principalmente pela famigerada TPM, onde ocorrem oscilações de humor significativas. Como inicia com a ovulação e só termina com a chegada da menstruação, esta fase é conhecida como Tensão Pré-Menstrual. Com o aumento da progesterona, é possível que ocorra as temidas alterações de humor como: irritabilidade, ansiedade, tristeza, pouco ou nenhum desejo sexual, entre outros. Cabe salientar que nem todas as pessoas podem experimentar os aspectos aqui mencionados.

Fonte Jc Concursos

ARTICLE BOTTOM AD