Publicado em: 22 de abril de 2023 Governador Tarcísio assinou autorização de estudos para conceder à iniciativa privada as linhas 10, 11, 12, 13 e a futura linha 14 da CPTM Encontro é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo em conjunto com os deputados estaduais Maurici, Simão Pedro e Luiz Claudio Marcolino ALEXANDRE PELEGI A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) realiza, na segunda-feira, 24 de abril de 2023, uma audiência pública para debater o processo de concessão das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O evento será realizado às 15h, no auditório Franco Montoro da Assembleia, e é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo em conjunto com os deputados estaduais Maurici, Simão Pedro e Luiz Claudio Marcolino. O evento debaterá os impactos do edital lançado pelo Governador Tarcísio de Freitas no dia 31 de março passado, destinado à concessão da linha 7 Rubi, no trecho entre as estações Jundiaí e Rio Grande da Serra. Na avaliação dos promotores do evento será levado em consideração a atual situação das Linhas 8 e 9, já concedidas à ViaMobilidade. De acordo com eles, os problemas enfrentados pelos usuários desses serviços causam preocupação quanto ao processo em que se dará uma nova concessão. Como mostrou o Diário do Transporte, em 07 de abril, a Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou a contratação da IFC – Corporação Financeira Internacional, do Banco Mundial, para a prestação de serviços técnicos especializados no projeto CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com inexigibilidade de licitação. (Relembre) A IFC é a maior instituição global de desenvolvimento dirigida para o setor privado nos mercados emergentes, e participou da modelagem do primeiro projeto de concessão de operação das linhas do sistema ferroviário metropolitano que foi concedido à iniciativa privada. A entidade assessorou o Governo do Estado de São Paulo na estruturação, promoção e processo de licitação para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, cujo contrato foi assinado em julho de 2021 com o consórcio formado pela CCR SA e RuasInvest. Como noticiou o Diário do Transporte, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, divulgou oficialmente, três dias depois, no dia 10 de abril, a autorização para os estudos de viabilidade da concessão para a iniciativa privada das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, além da futura linha 14-Ônix. (Relembre) Em comunicado encaminhado à imprensa, os promotores da Audiência relacionam os problemas até agora enfrentados pelos usuários nas Linhas 8 e 9, e cita a ação do Ministério Público diante da situação. Como mostrou o Diário do Transporte, a investigação do Ministério Público identificou diversos problemas na operação e manutenção das linhas concedidas. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/04/13/viamobilidade-ganha-mais-uma-chance-do-mp-e-tem-ate-segunda-17-para-apresentar-um-novo-plano-de-melhorias-das-linhas-8-e-9/ Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
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